Home » » Resolução (Questão nº 75): Analista em Direito - INSS - CESPE - 2008

Resolução (Questão nº 75): Analista em Direito - INSS - CESPE - 2008

Written By Tiago A. Agostinho on sexta-feira, 19 de abril de 2013 | 07:00


Prezados amigos, bom dia. É com satisfação que continuamos à resolução de questões do concurso realizado em 2008 para o cargo de Analista em Direito do INSS (cargo 7). Trata-se da assertiva 75, caderno de prova H.

Em relação aos institutos do direito adquirido, da coisa julgada e do ato jurídico perfeito, julgue os itens a seguir, de acordo com o entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF)
75 As normas constitucionais originárias podem alcançar fatos consumados no passado, se expressamente assim dispuserem, não podendo ser oposta coisa julgada, nem ato jurídico perfeito.

è A assertiva está correta. Há uma corrente doutrinária que um o constituinte originário não se limita a nenhuma outra ordem. No entanto, há um forte princípio de vedação do retrocesso, principalmente no que tange às garantias e direitos fundamentais, atos jurídicos perfeitos e coisa julgada. Nesses moldes vejamos o seguinte precedente:
“A supremacia jurídica das normas inscritas na Carta Federal não permite, ressalvadas as eventuais exceções proclamadas no próprio texto constitucional, que contra elas seja invocado o direito adquirido.” (ADI 248, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 18-11-1993, Primeira Turma, DJ de 8-4-1994.)
Bons estudos!
Até a próxima!
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Fale Conosco: blogfinalidadejuridica@gmail.com
O conteúdo deste site pode ser reproduzido, porém nunca deixe de citar a fonte.
Template: Mas Template - Powered by Blogger
Copyright © 2011. Finalidade Jurídica - Todos os direitos reservados.